← Palavra Escrita
0%
← Voltar à Palavra Escrita

Até a Construção do Paraíso Terrestre

1950-09-21

⚠️ Uso exclusivo do Goshinsho: não autorizamos a reprodução deste conteúdo sem autorização expressa. Tradução em revisão — pode conter erros.

Até a Construção do Paraíso Terrestre — Hakone Gōra, Terra Divina Jikan Akimaro O Paraíso Terrestre, enfim concretizado, é motivo de júbilo; celebra-se e festeja-se o Culto de hoje. Ainda que seja um modelo muito pequeno, pela bênção e pela graça do Grande Deus o paraíso veio a se concretizar. Aguarda-se o tempo em que, tornada conhecida esta Obra Divina, o mundo inteiro há de louvá-la. Até a grande árvore que se ergue aos céus foi, um dia, um broto de duas folhas tão pequeno — nisso me ponho a refletir. Esta preciosa forma da Terra Divina é, sem dúvida, o modelo do Paraíso que em breve nascerá. O plano do Grande Deus, aguardado por dezenas de milhares de anos, agora começa a se realizar. Nesta Terra Divina, ao que parece, reflete-se aos olhos humanos a forma completa da Verdade, do Bem e do Belo. Para iluminar o mundo de trevas eternas, o Deus Sol fez construir o Nikkōden (Palácio da Luz Solar). No recinto sagrado iluminado pelo Deus Sol, reúnem-se jubilosas as multidões de fiéis. Este Culto de hoje, que encanta olhos e ouvidos, faz-nos recordar a era de Miroku. [Poema do Culto Especial de Outono] Até que o Paraíso Terrestre se Concretize Escreverei agora, desde o início, sobre a construção do Paraíso Terrestre, que é a única obra da nossa Igreja. Mesmo erguer apenas o seu modelo não é tarefa fácil; pode-se dizer que se trata de empreendimento quase sem precedentes no Japão, ainda que eu nada saiba a respeito de outros países. Eu mesmo, embora nutrisse esse desejo, hesitava e vacilava sempre que chegava a hora de executá-lo. Deus, porém, fazia questão de que eu o construísse; a isso somava-se a manifestação de vários milagres, e todas as circunstâncias se encaminhavam de modo a não me deixar alternativa. Aos poucos, meu pensamento foi mudando, até que enfim adquiri confiança e passei a aguardar a oportunidade. Isso foi por volta do ano Showa 18 (1943). A Guerra do Pacífico ia então se intensificando: não só Tóquio corria o risco de ataques aéreos como, se estes viessem, a construção se tornaria impossível. Por essa razão, cheguei à conclusão inevitável de que precisava me mudar. Percebi que enfim chegara a época de que falei e, antes de tudo, fixei os olhos em Hakone — pois, de longa data, eu gostava muito de Hakone e de Atami. Pensei, no entanto, que, sendo Hakone, o melhor lugar seria Gōra. Mandei procurar ali e, por coincidência, a casa de veraneio do falecido Senhor Fujiyama Raita estava à venda. Fui vê-la imediatamente e gostei tanto que, no dia seguinte, fiz o acordo de compra. Embora bastante antiga, era realmente impecável. O terreno tinha pouco mais de seiscentos tsubo, a casa cerca de cem tsubo. A entrada ficava a sudeste (Tatsumi); subia-se uma escadaria de pedra natural com mais de dez ken de extensão e, ao chegar à entrada principal, havia mais três degraus. Vencidos esses degraus, percorria-se um corredor largo que fazia uma curva e, ao fim dele, subiam-se outros oito; no alto, a sala principal era um amplo salão adequado a um altar divino. A vista ao redor era realmente de uma beleza cênica, provavelmente a melhor de Hakone. A casa era também muito boa do ponto de vista da geomancia. A entrada a sudeste era a melhor, com o caminho subindo desde o portão, e da entrada principal até o salão havia duas escadarias, como já mencionei. À esquerda ficava um cômodo japonês; à direita, separado, um cômodo ocidental — disposição que tem a forma chamada de "asas de grou", considerada a melhor. A construção do cômodo ocidental, por sua vez, tinha a forma de um barco, o que também significa "avançar cortando as ondas": tudo ideal. Merece menção especial o fato de a casa inteira estar construída sobre uma rocha, e acredito que seja a isso que se refere a passagem do norito: "Firme, fincando os pilares do palácio na rocha firme do fundo". Era realmente adequada como casa de Deus, e fica claro que Deus a havia preparado desde tempos antigos. Batizei então esta mansão de "Villa Montanha Divina" (Shinzansō) — isso porque atrás dela está o Monte Divino (Kamiyama), a montanha mais alta de Hakone, e diante dela, um pouco mais baixo, o Monte Sōun. Assim que me mudei para a Villa Montanha Divina, comprei um terreno vizinho de cerca de dois mil tsubo da companhia de bondes de montanha. Dizia-se que era um pequeno parque chamado "Parque Japão", construído pela companhia de bondes havia mais de vinte anos. Aqui e ali havia algumas casas de veraneio de aluguel, mas o eram apenas de nome: estavam tão deterioradas que não serviam para morar. Como toda essa área não recebia cuidados havia muito tempo, cobrira-se de vegetação densa, escura mesmo em pleno dia, a ponto de nem o caminho se distinguir com clareza. Naturalmente, não havia terreno plano, mas eu queria construir uma casa separada no centro desse pequeno parque. Nivelei o terreno acidentado e finalmente consegui criar uma área plana de pouco mais de trinta tsubo. Na época, não se podia construir mais de quinze tsubo; tentei, pois, erguer uma casa de quinze tsubo, mas, com a guerra em seu auge, era impossível obter madeira. Por uma feliz coincidência, porém, anos antes eu havia reunido madeira de primeira qualidade para construir uma casa separada no jardim da Villa Tesouro Montanhoso (Hōzansō), em Tóquio; estava prestes a erguê-la quando, devido a um processo judicial, recebi do tribunal uma ordem de paralisação da construção, e tudo ficou como estava. De repente, lembrei-me disso e pensei que seria perfeito; naquele tempo, contudo, caminhões particulares não podiam circular, e isso me preocupava. Um fiel ligado à Marinha soube do caso e a transportou para mim. A construção enfim começou e, quando cerca de um terço estava concluído, os ataques aéreos se intensificaram; nem o arroz para alimentar os artesãos era possível obter, de modo que fui forçado a suspender temporariamente a obra. Então, milagrosamente, um fiel apareceu de repente com um caminhão carregado de seis fardos de arroz branco e os doou. Pensei: "Ah, a vontade de Deus é que a construção não pare", e assim a obra continuou sem interrupção, sendo concluída em agosto do 21º ano de Showa (1946). Este é o atual Pavilhão da Vista da Montanha (Kanzantei). No entanto, assim que a guerra terminou, em 15 de agosto do 20º ano de Showa (1945), quis construir uma casa grande. No mês seguinte, ordenei a um subordinado que fosse à província de Akita comprar mil koku de madeira de cedro — naquele tempo ainda era barata, trezentos ienes o koku; eram mais de cinquenta árvores de um bosque de santuário. Ao saber que estava à venda um terreno de pouco mais de seiscentos tsubo, um pouco mais abaixo da Terra Divina, comprei-o imediatamente; como o desejava havia muito tempo, fiquei extremamente feliz. Assim que o adquiri, para construir ali um santuário, nivelei a encosta e criei várias centenas de tsubo de terreno plano. Quando estava prestes a iniciar a construção, veio de repente, por intermédio de alguém, o Professor Yoshida Isoya, da Escola de Belas Artes, considerado o maior nome do mundo do design arquitetônico do Japão moderno (atualmente, ele é o responsável pelo projeto do Teatro Kabuki). Ao conversarmos, vi que tinha uma mente clara e afinava bem com minhas ideias, e pensei que Deus o havia enviado. Dessa forma, fosse em materiais, terreno ou arquiteto, tudo o que era necessário Deus providenciava com perfeição na hora certa — uma sucessão de milagres. Este edifício é o agora renomeado Nikkōden. Naquela época, batizei este jardim divino de Gōra de "Terra Divina" (Shinsenkyō). Quanto aos edifícios, o primeiro foi a Villa Montanha Divina, adquirida inicialmente, e o segundo, o Pavilhão da Vista da Montanha. Esta casa era destinada à minha residência, mas, sendo muito pequena, fiz uma ampliação este ano. Fica exatamente no centro da Terra Divina, cercada de montanhas por três lados e com uma vista muito boa — daí o nome que recebeu. A casa de chá erguida no terreno plano mais abaixo chama-se "Cabana da Lua da Montanha" (Sangetsuan); também foi concluída este ano, após três anos de trabalho, com todo o empenho do famoso carpinteiro de chá Kimura Seibei. Ao lado, foi criado um caminho de hagi (lespedeza), e a pequena casa construída ali como memorial foi batizada de "Casa do Hagi" (Hagi no Ie). Escreverei uma pequena história sobre esta Casa do Hagi. Há mais de vinte anos, quando este lugar era o Parque Japão, havia algumas casas de veraneio de aluguel. Como já então gostava muito de Gōra, eu queria experimentar morar ali ao menos uma vez. Aluguei uma dessas casas e nela passei um verão; as lembranças daquele tempo são inesquecíveis, e a reforma dessa mesma casa de veraneio alugada é a atual Casa do Hagi. Subindo um pouco o caminho em frente à Casa do Hagi, encontra-se um bosque de bambus com pedras dispostas, em estilo chinês, muito elogiado pelos visitantes, que dizem sentir-se como se passeassem por um reino imortal. Alguns degraus de pedra acima, há um terreno um pouco mais amplo. Atualmente, ali estão em andamento trabalhos de terraplenagem para a construção de um museu de arte. Como já escrevi certa vez, este jardim divino é algo inovador, que ninguém jamais tentou antes. Por ser construído conforme a ordem divina, pode-se chamá-lo de arte divina. O objetivo é criar uma obra de arte que harmonize bem a beleza natural das montanhas e das águas com a beleza artificial do jardim. Para dar a isso o toque final é que planejei o museu de arte de que falei — a beleza natural das montanhas e das águas e a beleza artificial do jardim não bastam; sem que se exponham obras de arte exclusivamente japonesas, não se pode falar em verdadeiro paraíso. Houve ainda outro objetivo: pensando em quanto isso contribuiria para a apresentação da arte japonesa, caso no futuro turistas estrangeiros viessem visitar Hakone e lhes fosse permitido conhecer esta Terra Divina, materializei essa ideia. A casa de chá também tem esse sentido. Com isso, quero mostrar ao mundo quão profunda é a compreensão que os japoneses têm da arte, quão elevado é seu senso estético e quão excelentes são suas habilidades; e acredito que isso também desempenha um papel na política nacional. Aqui escreverei sobre a história e vários outros aspectos da Terra Divina. Do ponto mais alto do jardim divino avistam-se, primeiro, os picos Myōjin e Myōjō, ambos verdejantes, desenhando curvas suaves até se ligarem ao Monte Kintoki e ao Passo Otome. A suavidade das formas montanhosas típicas de Hakone decerto acalma o coração. Se o Monte Myōjin é a manga esquerda, o Monte Asama é a manga direita. No espaço ligeiramente aberto entre as duas mangas, ao longe, no fundo da névoa, avista-se um mar calmo que quase se confunde com um lago — é, sem dúvida, a Baía de Sagami, perto de Odawara. Em dias claros, a Península de Miura desenha uma única linha. Um pouco acima da linha do horizonte, a cadeia de montanhas indistinta que se estende longamente é a Península de Awa, e os dentes serrilhados característicos do Monte Nokogiri também são bem visíveis. Virando-se, vê-se o Monte Asama, com sua forma de tigela emborcada, estender-se até o distante Monte Sōun; a grande montanha que parece pressioná-lo é o Monte Komagatake, famoso por suas caminhadas. Deixando de lado a vista distante, passeemos agora pelo jardim. Como este lugar fica no sopé do Monte Sōun, ao olhar para trás o Monte Sōun parece tão próximo que só pode ser visto como uma montanha dentro do jardim. Por todo o jardim há rochas gigantes e pedras estranhas, de cores e formas interessantes, nenhuma igual à outra, e também aqui se pode encontrar a habilidade divina. Além disso, cercando a direção sudoeste do Pavilhão da Vista da Montanha, alinham-se rochas gigantes de mais de um jō de altura, que o protegem do vento frio, característico de Hakone, que desce do Monte Kamiyama — o que também é curioso. Especialmente a rocha gigante que se ergue como se escondesse a entrada principal parece uma "pedra de arrasto" (jibiki-iwa) que afasta os males. E algo que merece menção especial é que, entre todas as montanhas de Hakone, Gōra é a que tem mais rochas, e minha Terra Divina, situada no centro de Gōra, pode ser tida como o ponto de concentração de rochas. Se cavarmos o solo nesta área, rochas gigantes acumulam-se em camadas, sem fundo. A uma distância de cerca de um chō, porém, o solo é apenas terra, e quase não se veem rochas — o que é realmente misterioso. Os tipos de rocha, além disso, são inúmeros, de modo que, ao fazer um jardim, pode-se escolher a gosto. Os principais são: primeiro, um tipo cinzento, de arestas vivas e extremamente duro; segundo, um tipo cinza-azulado, um pouco menos duro, cheio de rugas e entalhes, provavelmente devido aos inúmeros impactos sofridos durante o fluxo; terceiro, um tipo semelhante à lava, de cor vermelha como casca de árvore; quarto, um tipo duro e multifacetado, de cor marrom-ferro. Todos eles fluíram durante a erupção do Monte Sōun e se acumularam naturalmente nesta área. Esta erupção foi do tipo explosivo, em que a camada rochosa da crosta terrestre foi explodida pela emissão de gás. Curiosamente, há vestígios de que uma quantidade considerável de cinzas vulcânicas caiu e se acumulou durante esta erupção. Isso porque, na vila de Miyagino, alguns chō abaixo, ainda hoje se encontram, ao cavar o solo, enormes cedros enterrados, de vinte a trinta shaku de altura, que, ao cabo de longos anos, se transformaram em "cedros da era divina" (jindaisugi). Diz-se que antigamente os camponeses do lugar os desenterravam e obtinham com eles lucro considerável. Com isso, fica claro que a camada de cinzas vulcânicas atingiu dezenas de shaku de espessura; o maior desses cedros tinha cerca de seis shaku de diâmetro, e eu mesmo o vi. A cratera da erupção daquela época pode ser identificada com nitidez ao olhar para o Monte Sōun, cuja parte central está afundada e mostra uma superfície avermelhada. As fontes termais de Ōwakudani provavelmente também se formaram naquela época; a água que dali brota é a fonte termal de Gōra. Já percorri a pé as áreas do Monte Sōun, do Monte Kamiyama e do Monte Komagatake e, como a montanha inteira é área de arbustos, sem nenhuma árvore gigante à vista, pode-se inferir que a erupção não ocorreu em época tão remota — isso porque essas cinzas vulcânicas contêm enxofre. Em geral, o fato de não se verem muitas árvores gigantes em todas as montanhas de Hakone deve-se, provavelmente, à queda de cinzas vulcânicas até áreas bastante distantes. Voltando ao assunto: no jardim divino não há uma única pedra, uma única árvore, uma única folha de grama que não siga minhas instruções. Curiosamente, quando desejo uma pedra de determinado tipo, ela está sempre por perto, ou surge quando cavo nas redondezas. Por isso fica muito claro que Deus, há dezenas de milhares de anos, depois de formada a camada rochosa e endurecida até certo ponto, provocou a erupção, fragmentou as rochas em tamanhos adequados e as fez fluir, tendo como centro a Terra Divina; e hoje, enquanto me dá instruções, faz com que o jardim seja construído conforme a Sua vontade. Só por isso, como costumo dizer, é mais do que evidente a Vontade Divina de que Deus, usando-me como instrumento, está fazendo construir o Paraíso Terrestre. Quanto a árvores, gramíneas e flores, sempre que preciso de alguma, alguém certamente a traz, ou ela está num viveiro de plantas próximo, ou no jardim de alguma casa de veraneio, e o dono se oferece para vendê-la. É realmente maravilhoso e misterioso. Dizem que, no mundo, quem tenta fazer algo um pouco grande ou difícil passa por grandes dificuldades e sofrimentos; comigo, porém, isso quase nunca acontece — as coisas que desejo ou de que preciso se reúnem naturalmente. Com o dinheiro dá-se o mesmo: a quantia necessária sempre entra, de modo que não tenho a menor preocupação; nunca falta, é certo, mas também nunca sobra — é sempre na medida certa. Como disse antes, comecei do zero em maio do 19º ano de Showa (1944); passaram-se, portanto, apenas seis anos. Apesar dos obstáculos da guerra nesse período, não é de admirar que o mundo tenha questionado o assunto ou o tenha tratado como algo incrivelmente grandioso, pois, afinal, quem vê o local da construção do Paraíso Terrestre em Atami e Hakone não consegue acreditar que seja um trabalho de curto prazo. Isso porque, como já mencionei, sendo tudo executado exatamente conforme as instruções de Deus, não pode haver tropeços nem fracassos: tudo progride sem problemas. Aqui não posso deixar de escrever sobre um milagre. Durante os seis anos até hoje, ao mover e posicionar rochas gigantes e pedras grandes, não houve um único morto nem ferido. As maiores dessas rochas chegam a ter dez shaku de diâmetro e a pesar mais de vinte mil kan. Segundo os especialistas envolvidos, a experiência mostra que, em obras desse porte, é normal que ocorram alguns mortos e muitos feridos, e sempre dizem que esta obra é simplesmente surpreendente. Acabaram também por perceber que não se trata de trabalho humano: creram na existência de Deus, reconheceram o Plano Divino que estou executando e hoje, todos, sem exceção, se converteram. Quis, no que precede, escrever em linhas gerais o histórico desde o início até os dias de hoje. Atualmente, com exceção do museu de arte, tudo o mais alcançou um estágio quase de conclusão, e por isso realizarei a cerimônia de inauguração juntamente com o Culto Especial de Outono. Este Culto Especial será realizado de 21 a 27 de setembro, ao longo de uma semana, em cada local, por ordem. Na verdade, pensei em encurtá-lo para cerca de três dias, mas, como o Palácio da Luz Solar é muito pequeno, decidi construir no jardim uma extensão temporária; ainda assim, parece que não será suficiente, e vi-me forçado a estendê-lo para uma semana. Além do Culto Especial de Outono, a título de entretenimento, convidarei durante os sete dias artistas de primeira linha, com pessoas e programas diferentes a cada dia, com o objetivo de fazer com que todos desfrutem plenamente da atmosfera do Paraíso — isso porque, como sempre digo, o Paraíso Terrestre é o mundo da arte. Portanto, além da beleza natural e da artificial descritas até aqui, sem artes performáticas como o canto, a dança e a música, que devem deleitar os olhos e os ouvidos, não se pode dizer que seja perfeito. Escrevi acima o histórico da construção do modelo do Paraíso Terrestre, ainda que em pequena escala. Em suma, anuncio que este Culto Especial é um evento comemorativo e extremamente significativo, que dá o primeiro passo nessa direção. Até que o Paraíso Terrestre se Concretize Hakone Gōra, Terra Divina Publicado em 21 de setembro de Showa 25 (1950) Formato B6, 15 páginas, não comercializável Autor: Jikan Impressor: Koyama Masao Gráfica: Taiyō Insatsu Kabushiki Gaisha Editora: Eikōsha Shuppanbu

💬 Contribua com a tradução

Encontrou algo estranho ou que pode ser melhorado? Selecione o trecho no texto (ou escreva abaixo) e envie sua observação. A equipe Goshinsho analisará cada indicação. Para enviar, será necessário fazer login.