⚠️ Uso exclusivo do Goshinsho: não autorizamos a reprodução deste conteúdo sem autorização expressa. Tradução em revisão — pode conter erros.
Coletânea de Salmos (Primeira Edição) — Publicada em 1º de julho de 1948, contendo 309 poemas
Prefácio
Como todos sabem, o Japão possui, desde os tempos antigos, uma forma literária singular: o waka. Há nesses poemas um poder misterioso. Sentidos que nem mil palavras nem dez mil frases conseguiriam exprimir revelam-se em apenas trinta e uma sílabas. E seu poder de comover as pessoas é extraordinário. Foi com isso em mente que selecionei e reuni, entre as reflexões que ocasionalmente me ocorriam, poemas do Caminho e poemas divinos, dando origem a esta obra. Não sou poeta; por isso não forcei demais a mente, e a maioria dos poemas nasceu com naturalidade, tal como vinha. Os pontos a que dediquei atenção foram a clareza, a preservação da dignidade e o cuidado com a beleza do espírito da palavra.
Julho de 1948. Pelo autor.
Kannon de Mil Braços (Senju Kannon)
1. Para endireitar os três mil mundos, augusta e temível, manifestou-se como Kannon de Mil Braços.
2. Livre e desimpedido, estende não mil mãos apenas, mas um trilhão de mãos, e salva.
3. Com mil mãos concede o fruto da iluminação; com mil olhos, luz e graça — venerável é o Buda.
4. Como a criança anseia pelo seio materno, assim os seres humanos se agarram às preciosas mãos.
5. Augustamente, estende as mil palmas das mãos e salva todos os espíritos dos três mundos.
6. Diante do poder das mil mãos, até os deuses perversos inclinam a cabeça ao venerável Buda.
7. A Kannon, que guarda um profundo mistério, abre as mil palmas das mãos.
8. Nada escapa às mil palmas das mãos: neste mundo, a vida de tudo quanto existe.
9. A todos os fenômenos do universo, sem distinção, a Kannon de Mil Braços concede terras e posições.
Descida de Kannon (Kannon Geshō)
10. Estando na mais elevada forma, salva sob o humilde nome de Bodhisattva.
11. Embora seja o Senhor da Estrela Púrpura no céu, desce para salvar esta terra.
12. Dá lágrimas aos ricos e bens aos pobres — é Kanzeon.
13. Os oito milhões de bons seres celestiais alegram-se e resplandecem no trono de tesouro que servem.
14. Quem diria tratar-se de uma pintura? Veneramos o Bodhisattva como se estivesse vivo.
15. O ouro é a essência da matéria; de ouro é o precioso corpo de Kannon.
16. Quando a Kannon de corpo dourado é consagrada, os bens materiais se reúnem em abundância.
17. A cada vez que veneramos o rosto divino, manhã e noite, as aflições desaparecem.
18. Seja qual for a doença, se pensarmos n'Ela, Kanzeon cura rapidamente.
19. Mais querida que a própria mãe, ergo o olhar para o precioso rosto divino.
20. Desde o dia em que consagramos Kanzeon, nossa casa se iluminou.
Luz da Salvação (Guse no Hikari)
21. A escuridão se dissipou; a preciosa luz de Kannon começou a brilhar.
22. Ao pensar no Bodhisattva Kanzeon, num instante este corpo e esta alma renasceram.
23. Sem que eu percebesse, fui salvo — desde que ouvi o verdadeiro ensinamento de Kannon.
24. Mesmo sem ler dez mil volumes de escritos, se pensarmos n'Ela, Kannon concede a verdadeira sabedoria.
25. Sem desviar-se da Lei, em conformidade com o Caminho, a riqueza prospera; a felicidade está na prática de Kannon.
26. Os oito milhões de deuses e todos os bons seres celestiais veneram a grande compaixão de Kannon.
27. Deixando o trono mais elevado, desceu e purifica esta terra — é Kanzeon.
28. Quem imaginaria? Habita no corpo de um homem humilde a augusta Kannon.
29. O poder que salva o mundo da Extinção do Dharma é, penso eu, o poder da maravilhosa sabedoria de Kannon.
30. O tão esperado Messias aparecerá; soando o sino de alarme, despertará os seres humanos.
31. A grande luz e o calor, sem exceção, Kanzeon os concederá abundantemente.
Abertura do Céu e da Terra (Tenchi Kaimei)
32. Para abrir a porta dos segredos que nem mesmo os sábios do mundo podem desvendar, Kannon desceu.
33. Com a chave da maravilhosa sabedoria de Kannon, os profundos mistérios de todas as coisas serão desvendados.
34. Mesmo a firme porta de pedra de três mil anos será aberta pelas preciosas mãos de Kannon.
35. As cem formas verdadeiras do céu e da terra refletem-se nos olhos: que alegria ver dissiparem-se as nuvens da ilusão.
36. O Grande Deus manteve oculta a chave que abre a porta do céu até que o tempo se cumprisse.
37. A névoa que nos fazia vagar se dissipa; chegou o tempo em que a luz de Kannon brilha.
38. A luz do sol e da lua que brilham no grande céu são a joia preciosa da Santa Kannon.
Deus Dragão Dourado (Kinryūjin)
39. O Deus Dragão Dourado, que estava oculto nas profundezas do Lago Shiga, manifestou-se.
40. No leito do rio Yasu do poço celestial de Amenomanai, os oito deuses e deusas nascidos do juramento.
41. Os Oito Grandes Reis Dragões, que se ocultaram até o fim da era da Extinção do Budismo, são oito, entre homens e mulheres.
42. Venerável é a força adamantina do Dragão Dourado; até mesmo Satanás não tem outra escolha senão servir.
43. Os oito homens e a mulher, tornados uma única divindade — o espírito divino —, manifestam-se nesta terra como a Deusa Izunome.
44. Para a salvação do mundo, a Santa Kannon distribui a luz livre e desimpedida.
45. Voando pelos céus, percorrendo as terras, o Deus Dragão Dourado exercerá um poder sem precedentes.
Luz Divina (Kami no Mihikari)
46. Olhar para trás, para aquela época, é terrível: eu vagava sem rumo na escuridão, sem um cajado.
47. Soube que havia um precipício à minha frente desde que fui agraciado com a luz de Deus.
48. Esqueci até mesmo a tempestade do mundo que soprava furiosa, desde que fui envolvido pela luz divina.
49. A luz da lua e o brilho do sol que iluminam o céu são os olhos do Grande Deus Senhor.
50. Nada no mundo é tão efêmero quanto um cego: não há como conhecer o tesouro que está próximo.
51. Quando os olhos despertam com a luz de Kannon, o que parecia ouro é terra de metal bruto.
52. O que julguei ser coisa dos outros um dia recai sobre mim mesmo — assim é este mundo.
53. Meu coração, como erva flutuante, não tinha lugar fixo; Kannon, em sua compaixão, salvou-me.
54. Como compreender as cem coisas contrárias sem me mirar no espelho das divindades corretas?
55. Sem a salvação de Kannon, eu continuaria agora a sofrer num pântano sem fundo.
56. Não falarei mais das coisas passadas; se for por causa da minha tolice.
57. Sem forças, sem cajado, sem luz, fui salvo pela graça divina de Deus.
58. Como se brincasse num campo primaveril, alegra-se o coração; o corpo envolto na Aura divina.
Poemas do Caminho (1) (Dōka 1)
59. Mesmo desajeitadas, as palavras que brotam da sinceridade têm o poder de mover as pessoas.
60. Há neste mundo coisas que se devem dizer e coisas que é melhor calar; quem está no Caminho, tenha cuidado e jamais se esqueça.
61. Mesmo que uma coisa pareça pequena, quem não a negligencia realiza grandes feitos.
62. O sinal de uma pessoa de alma elevada é que, ao conviver, sente-se uma atração refinada, sem saber por quê.
63. Agradável é ouvir palavras que dizem o branco como branco, exatamente como é.
64. Saiba que, no mundo da luz, mesmo pequenas nuvens espirituais se tornam obstáculo para as coisas.
65. Quem administra as coisas com perfeição atrai para si todas as pessoas.
66. Por causa de um grande objetivo, ponho o coração também nas pequenas coisas.
67. Tanto a postura quanto as palavras do espírito da palavra são agradáveis; essa pessoa está de acordo com a prática de Kannon.
68. Quem tudo suporta e espera o momento é a pessoa da prática de Kannon.
Poemas do Caminho (2) (Dōka 2)
69. Mesmo que aos olhos das pessoas comuns pareça bom, há coisas que não estão de acordo com a vontade de Deus.
70. Poderiam os pequenos olhos humanos refletir o mecanismo que corrige o grande céu e a terra?
71. O poder de controlar a ira insuportável é a manifestação do Poder Kannon.
72. A fragilidade de ter olhos pequenos faz com que se perca de vista o grande Caminho.
73. Não se inclinar nem para a direita nem para a esquerda, mas seguir o caminho do meio: isso está de acordo com a prática de Kannon.
74. Avançar segundo a Vontade Divina, Kamunagara, é o caminho para atravessar com facilidade este mundo de sofrimento.
75. A vida que se estende é propriedade de Deus; pode alguém prosperar rebelando-se contra Deus?
76. Torne-se alguém que suporta qualquer coisa com naturalidade, sorrindo e sendo gentil.
Perfeita Plenitude (Enman Gusoku)
77. O grande espírito reside em Deus; a forma é a Santa Kannon, que é Buda.
78. O Maitreya que os sacerdotes anseiam e esperam em breve descerá ao mundo.
79. Penso que o Venerável Tenri-Ō é o Bodhisattva que gira a roda e uma encarnação da Santa Kannon.
80. O tempo de alegria e entusiasmo pelo Cristo que desce das nuvens de glória parece ter chegado.
81. As pessoas que inclinam os ouvidos às minhas palavras aumentam dia após dia, mês após mês; como é animador!
82. Perfeitamente dotado das 33 manifestações, venero a augusta forma todas as manhãs.
Poder da Maravilhosa Sabedoria de Kannon (Kannon Myōchiriki)
83. Desde que consagramos Kanzeon, o interior da casa se tornou claro como o meio-dia.
84. Numa casa clara, sem escuridão, poderiam os deuses da doença e os deuses perversos obstruir?
85. Embora eu seja um ser indigno, que alegria ver aumentarem as pessoas que oferecem o coração sincero.
86. Augustamente, Kanzeon-Bosatsu está acima dos oito milhões de deuses e dos santos budas.
87. O maravilhoso poder da sabedoria, o Buda compassivo que concede graça aos seres humanos deste mundo.
Mundo Sem Doenças (Yamai Naki Sekai)
88. Diz-se que na antiga era divina a longevidade das pessoas ultrapassava cem anos.
89. Na era antiga, em que a idade das pessoas ultrapassava cem anos, provavelmente não existia o que se chama de remédio.
90. É na arte de fazer as pessoas viverem saudáveis que se vê o poder da graça de Deus.
91. Embora seja algo sem precedentes, o Poder Kannon corta a raiz das doenças.
92. Cura o coração, cura o corpo e cura o mundo; grande é o poder da Santa Kannon.
93. Para estabelecer um mundo sem doentes, a Deusa Izunome faz vibrar o seu poder.
94. "Ó vós, cansados, vinde depressa", acena com as preciosas mãos.
95. Doenças e coisas assim não deveriam existir para quem pisa o verdadeiro Caminho.
96. Não temas a doença; se for a graça de Deus que purifica os pecados e impurezas acumulados.
97. Venerável é o coração de Kannon que salva este mundo atual, cheio de doentes.
Paraíso Terrestre (Chijō Tengoku)
98. Estabelecer uma era sem doenças, sem pobreza e sem conflitos: este é o meu desejo.
99. O elevado aroma da arte é algo verdadeiramente nobre neste mundo humano.
100. Contemplando uma bela flor, penso na profunda graça de Deus.
101. Agora, num mundo onde tudo o que é velho se desfaz, algo novo está para nascer.
102. Eternamente, sobre esta terra, construirei o Paraíso dos sonhos que tanto ansiava.
103. Nem mesmo no Kojiki se viu algo assim; o Paraíso Terrestre está para nascer.
104. Eu sou aquele que arde na grande esperança, sem precedentes no mundo humano.
105. Cristo e Shaka louvarão meu grande ato divino, estando no mundo espiritual.
106. Penso que não há nada neste vasto mundo que se compare a este maravilhoso ato divino.
O Amida das Três Honras (Sanzon no Mida)
107. O Amida das Três Honras é o nome que louva os três veneráveis: Kannon, Shaka e Amida.
108. O poder do Amida das Três Honras, reunido num só corpo, salva; é a Santa Kannon.
109. À esquerda está Shaka, à direita está Amida Nyorai; a Santa Kannon está no centro.
110. Confiando a salvação a Shaka e Amida, Kannon ocultou-se por três mil anos; é augusta.
111. Faz girar a roda da Lei e concede universalmente a luz sem obstáculos; venerável é o Buda.
112. Possui Mani no Tama e a esfera (jóia) que realiza os desejos; salva todos os espíritos dos três mundos.
113. A forma do Maitreya em corpo de resposta (oujin) não tem distinção entre homem e mulher.
114. O Ocidente é a terra de Amida; o Oriente é a terra natal do espírito da Santa Kannon.
Diamante e Matriz (Kongō Taizō)
115. Os seres celestiais anseiam e esperam unicamente pelo Maitreya que emerge do Mundo Matricial.
116. No Mundo Diamantino, todos os budas e os oito milhões de deuses aguardam a descida de Maitreya.
117. A alegria de que o Maitreya da Matriz tenha nascido e desvende os vários mistérios das escrituras budistas.
118. A Princesa Konohana, que esperou o tempo no pico de Fuyō, no Mar do Leste, é Kannon.
119. Penso que, para corrigir a desordem do mundo, não há outro poder senão Kanzeon-Bosatsu.
120. Qualquer pecado pode ser perdoado; qualquer pecado pode ser condenado; o Deus do céu e da terra.
121. O arco de azusa, a primavera começa; a fragrância das primeiras flores perfumará os quatro cantos do país.
A Flor da Lei (Nori no Hana)
122. Condensados, os 84.000 sutras se resumem nos dois caracteres de Shinnyo, "Talidade".
123. O fruto do ensinamento, no pedestal de flor do Sutra do Lótus, reside no capítulo "Porta Universal" de Kannon.
124. Quando recito o nome de Kannon, é surpreendente como a minha mente se torna pura e refrescada.
125. Maravilhoso! Ah, maravilhoso! Se a prece for correta, ela se realiza.
126. A mão de Kannon que salva o cordeiro perdido no caminho, ao anoitecer.
127. O único fruto que se formou com a dispersão da Flor da Lei é o espírito da Santa Kannon.
128. Tanto a criança pequena quanto o homem feroz que esmaga demônios se aproximam, atraídos pelos olhos de compaixão.
O Poder da Salvação (Sukui no Chikara)
129. Ceifando este mundo em desordem como capim seco, fará surgir uma bela terra.
130. Por longos anos, cem santos tentaram salvar o mundo com todas as suas forças.
131. O poder do tempo para salvar o mundo está em Kamunagara; saiba que está no propósito de Deus.
132. Se não for pelo poder Mani do Grande Deus, não há como vencer o deus da distorção (Magatsukami).
133. Força, amor, compaixão: eternamente, o que se deseja é a salvação de todos os seres.
134. Se a força absoluta da salvação for exercida, os espíritos dos três mundos renascerão.
135. Como se exerceria força tão livre e desimpedida, senão pelo Kannon em corpo de resposta (oujin)?
136. A força de Kannon é algo misterioso que não se desvenda com sabedoria nem com estudo.
137. É algo sem precedentes que venham a nascer os grandes mil mundos sem trevas.
Prática de Kannon (Kannon Gyō)
138. A ausência de desordem em todos os movimentos do céu e da terra é o espelho da Prática de Kannon.
139. Guardar a cortesia e a ordem é o cerne da Prática de Kannon.
140. A pessoa completa na Prática de Kannon não aprecia nem mesmo uma pequena mentira.
141. Todos, naturalmente, vêm atraídos e se inclinam diante da virtude da Prática de Kannon.
142. Qualquer que seja a calamidade, se a pessoa entrar na Prática de Kannon, ela desaparece sem deixar vestígios.
O Caminho do Homem (Hito no Michi)
143. Se em tudo se guardasse a medida (o caráter "grau"), este mundo se tornaria fácil de superar.
144. A pessoa distorcida é fraca, pois não tem força para vencer os diversos pecados.
145. Em geral, o forte neste mundo é aquele que, esquecendo-se de si mesmo, percorre o caminho reto.
146. Se, sem egoísmo, a pessoa se dedicar apenas ao Caminho, receberá abundantemente a grande graça.
147. Não há Prática de Kannon que se distancie do caminho do amor universal; sabei disso, todos.
148. Quem caminhar apenas pela via da verdade entrará no portal da Prática de Kannon.
149. É admirável o coração que, colocando a si mesmo em segundo plano, deseja o bem dos outros.
150. Tornai-vos uma pessoa verdadeira que, a todo momento, pensa apenas no Caminho, no mundo e nos outros.
151. Tornou-se um Bodhisattva para salvar o mundo porque reside na grande compaixão e no grande amor.
Prática do Bodhisattva (Bosatsu Gyō)
152. Mesquinho é o coração que deseja exibir as próprias realizações às pessoas do mundo.
153. A pessoa que ensina com sinceridade, sem distinção entre alto e baixo, é a que se conforma à Vontade Divina.
154. Todos os seres vivos sobre a terra renascerão pelo Poder Kannon.
155. Que gratidão! Ah, que gratidão! Sempre que ergo os olhos para a vossa sagrada forma, meu coração se acalma.
Gratidão e Retribuição (Kansha Hōon)
156. É triste não haver meio de retribuir a graça que, mesmo louvando, não se pode louvar por completo.
157. Como poderia deixar de retribuir a graça, ao pensar na felicidade deste corpo vivo?
158. Já é alegria que minha vida tenha renascido; e ainda me foi permitida a prática da terapia.
159. A alegria de ser curado, mesmo de uma doença que punha a vida em risco, e mergulhar na graça.
160. Embora eu seja um ser sem força, carregando o Poder Kannon, curarei as pessoas do mundo.
161. Embora não alcance nem a décima milésima parte da graça, fazei-me receber o verdadeiro sinal.
162. Não há meio de retribuir a graça; se os tesouros do mundo humano têm limite.
163. Sem repreender este corpo pecaminoso, será agraciado abundantemente com grande felicidade.
164. Não há nada no mundo tão precioso quanto a vida; apegando-me firmemente a ela, prolongarei meus anos.
165. Ah, a alegria de ter sido curado da doença! Pois não há tesouro que se iguale à vida.
166. Ao Buda que me concedeu a vida preciosa, sem poder retribuir, adorarei enquanto durar minha existência.
Culto Sagrado (Mi-Matsuri)
167. A alegria de hoje, em que recebemos a alma venerável de Kanzeon-Bosatsu.
168. Kanzeon-Bosatsu é augusto; seu outro nome é Komyo-Nyorai.
169. Desde o dia de hoje, em que consagramos e celebramos Komyo-Nyorai, nossa casa se tornará iluminada.
170. A partir de hoje, as diversas calamidades desaparecerão, pois consagramos e celebramos Komyo-Nyorai.
171. Como a escuridão da noite se desfaz ao raiar do sol da manhã, assim é a nossa casa.
172. A alegria de consagrar a alma venerável supera a alegria de ter sido curado da doença.
173. Este mundo presente, que era escuro, tornou-se luminoso sem que eu soubesse quando, desde que fui salvo.
174. Viverei apegando-me à preciosa graça de Kanzeon-Bosatsu, a partir de hoje como marco.
175. O coração venerável de Komyo-Nyorai, que reside, sem limites, na grande compaixão e no grande amor.
Poder Kannon (Kannon Riki)
176. Embora pense ser indigno, protegei esta minha humilde choupana, ó grande Buda compassivo.
177. Já passou o mundo que se dizia triste; ó pessoas do mundo, a era feliz está prestes a chegar.
178. Para eliminar por completo as doenças do mundo, manifestou-se o Poder Kannon.
179. O poder de Kannon é a força da trindade: fogo, água e terra.
180. Ah, que alegria! Ainda que estivesse num mundo de esperanças perdidas, ao conhecer Kannon novos brotos de esperança germinaram.
Aurora (Reimei)
181. O véu de trevas da longa era, lentamente, se abre; despertai os olhos.
182. Se este mundo presente está cheio apenas de coisas detestáveis, é porque o véu de trevas ainda permanece.
183. A luz de Deus deve ser ofuscante para os olhos das pessoas acostumadas ao mundo tenebroso.
184. Perceber a aurora é o sinal de que a pessoa possui olhos verdadeiros.
Grande Graça (Ōmi-Megumi)
185. Se agora estou saudável, penso que é pela profunda graça do Buda, ainda que imerecido.
186. Todos os seres vivos deste mundo presente não estão excluídos da graça de Deus.
187. Mais alegre do que milhares de milhões de riquezas é ter um corpo sem enfermidades.
188. Mesmo vestindo brocado num palácio, quem sofre de uma doença é digno de pena e tristeza.
189. Se não fosse pela graça de Kanzeon-Bosatsu, este corpo e esta alma teriam perecido.
190. Se esquecermos a graça de ter recebido a vida, somos iguais aos animais.
191. A nobreza do corpo humano está em gravar no coração e não esquecer as diversas graças.
192. Penso que, sem os pais, este corpo e esta alma não existiriam neste mundo.
193. Tornei-me uma pessoa que se relaciona harmoniosamente com os irmãos, desde que recebi a luz de Deus.
Renovação (Kōsei)
194. Já é imerecido simplesmente existir sem enfermidades; e ainda a alegria de ter entrado no Caminho da Salvação.
195. Será que se pode louvar com poemas imperfeitos a grande felicidade que, por mais que se louve, não se louva por completo?
196. As nuvens espirituais do coração daquela época, em que amaldiçoava o mundo e odiava as pessoas, desapareceram sem deixar vestígios.
197. A alegria de que o céu do coração, que era escuro, se iluminou como em pleno dia.
198. Toda vez que me prosterno diante do grande altar, as lágrimas brotam ao pensar neste corpo que foi salvo.
199. Ao pensar na felicidade de ter sido salvo, como poderia deixar de retribuir, dedicando o corpo e esforçando o coração?
200. Embora eu seja como a areia da praia, fazei-me receber o verdadeiro sinal.
201. Embora eu seja um ser sem força, fazei-me servir para o mundo, ó Deusa Izunome.
A Última Salvação (Saigo no Sukui)
202. Penso que, embora existam vários ensinamentos, ainda não há um que seja completo.
203. Poderão ser salvas todas as pessoas do mundo por escrituras que só os eruditos compreendem?
204. Por mais que se explique perfeitamente a razão, se não houver sinais, as pessoas não ficarão satisfeitas.
205. A força para salvar as pessoas do mundo não está na razão; está no poder invisível de Deus.
206. É augusto! Ah, é augusto! Kanzeon-Bosatsu salvará todos os seres vivos.
207. É um poder misterioso, não encontrado nem mesmo no Kojiki; é o poder da sabedoria maravilhosa.
208. Mesmo um diamante brilhante, para um cego, é muitas vezes tomado por areia da praia.
209. Pregar o amor e ensinar a compaixão, se não vierem acompanhados da prática, é como o vento nos pinheiros da praia.
210. Será Kanzeon quem fará reviver os ensinamentos de Shakyamuni, Confúcio e Jesus, levando-os ao extremo?
Grande Compaixão e Misericórdia (Daiji Daihi)
211. É preciosa a graça do Buda que adverte com sinceridade os pecados e erros da longa era.
212. Diante da graça imensamente profunda, cujo fundo nem mesmo o oceano pode alcançar, até os demônios choram.
213. Não vos admireis, ó pessoas do mundo; as coisas não se realizam porque há nuvens espirituais no coração.
214. Será que a pequena sabedoria humana pode compreender a obra de salvação sem precedentes?
215. Fazei a alma descansar no Paraíso, onde não há inverno nem noite eternos; vinde depressa.
Grande Julgamento (Daishinpan)
216. Chegou o tempo de purificar a impureza dos três mundos, acumulada por milhares de anos.
217. Sem a purificação espiritual pelo fogo e pela água, este mundo humano, manchado, não tem outro destino senão perecer.
218. A pessoa que, sem saber que o fim da noite chegou, não desperta do sonho, é a mais digna de pena no mundo.
219. O Grande Deus julgará sem distinção entre alto e baixo, para que o mundo possa viver.
220. Para este corpo cheio de pecados, não há outro meio senão guardar o verdadeiro caminho do céu e da terra.
221. A era bela e tranquila será estabelecida sobre esta terra pura e reta.
222. Tornai-vos a pessoa que será perdoada no solene julgamento de Deus, purificando o corpo e o espírito.
O Fim da Noite (Yoru no Owari)
223. Chegou o fim da noite tenebrosa; já no leste, o sino da alvorada.
224. Já passou a noite de trevas eternas; pobres ovelhas que vagam sem saber.
225. Já chegou a aurora do mundo, que desponta tênue; fixai os olhos no extremo leste.
226. O ensinamento da noite: tudo o que é da noite chegou ao fim, pois o mundo de luz está prestes a chegar.
227. O pecado, a impureza e o que se oculta não desaparecem, porque ainda resta a noite de trevas eternas.
228. Como poderia haver coisas ocultas na era luminosa do sol do meio-dia?
229. É lamentável que vários pecados e impurezas nasçam na penumbra da noite de lua.
230. Sob o céu, espalhando a luz sem obstáculos, o Bodhisattva Tenrin salvará os seres.
231. Komyo-Nyorai suavizou a luz ofuscante e se manifestou no mundo como Kannon.
232. Suavizando a luz e misturando-se à poeira, ela salva: é Kanzeon, de grande compaixão e misericórdia.
233. Sem inquirir pecados nem repreender faltas, ela salva: é o Coração de Kannon, de grande compaixão e misericórdia.
Alvorada (Asaake)
234. O céu clareia de leve a leste; o canto do galo anuncia a aurora.
235. Está prestes a chegar a era radiante de luz, ansiada e esperada por milhares de anos.
236. Como haveria sofrimento na era sem trevas, se não resta brecha por onde a distorção interfira?
237. Já passou o inverno: as flores sorriem e chegou a primavera, em que cem pássaros cantam.
238. Ó povos acostumados à escuridão da noite, acautelai-vos: vossos olhos se ofuscarão à luz do sol verdadeiro.
239. Desde que a luz do sol da manhã começou a brilhar, até o canto do pardal sob o beiral se fez vigoroso.
240. Olho, ao som do corvo da alvorada: o céu tinge-se de vermelho e brilha a luz do sol da manhã.
241. Já se afastaram as nuvens adversárias; no céu vasto brilha a luz do grande sol.
Mudança de Coração (Kaishin)
242. Até quando estará fechada nas trevas do céu e da terra que o Grande Deus criou?
243. O chamado "Mundo da Grandiosa Luz" designa o estado de um mundo de cristal, sem nuvens espirituais.
244. Cada um, retornando ao coração sincero, ilumine a alma com a luz de Deus.
245. Abra-se a porta de pedra do coração das pessoas, e as trevas deste mundo se dissiparão.
246. O coração que consagra e adora os deuses e budas é o sinal de que a porta de pedra se abriu.
247. Desde que compreendi quão frágil é a força humana, tornei-me alguém que adora a Deus.
248. Quem avança com a força de Deus e o cajado da verdade sabe que nada há a temer no mundo.
Abnegação (Muga)
249. A pessoa cujo corpo e alma se purificaram e se tornaram límpidos superará com facilidade até os momentos de sofrimento.
250. Moderai os desejos materiais: se vier um sofrimento difícil de superar, que fareis?
251. Qualquer que seja o dia de sofrimento, quem avança firme na verdade não vacilará.
252. O apego e as amarras dos desejos sem fim fazem perecer o corpo e a alma.
253. A efemeridade está justamente nos desejos sem fim do homem, cujo destino nem o amanhã conhece.
254. Digna de pena é a pessoa que, pensando apenas no próprio bem, semeia as sementes da calamidade.
Despertar (Kakusei)
255. Chegou o tempo de as pessoas do mundo perceberem a tolice de confiar apenas nas coisas materiais.
256. Que tristeza a daqueles que, sem perceber a era reta que se aproxima, ainda tramam coisas distorcidas.
257. Se não se derem conta do caminho e do coração errados, perecerão no julgamento de Deus.
258. Chegou a hora de perecer o deus da distorção (Magatsu), que por milhares de anos desviou o caminho.
259. Perigoso é o futuro de quem, mesmo já prisioneiro da distorção, ainda não desperta.
Mundo de Cristal (Suishō Sekai)
260. O Grande Deus purificará o céu, a terra e todas as coisas, e estabelecerá o Mundo de Cristal.
261. O Grande Deus purifica a impureza do mundo, corrige todas as distorções e constrói a era reta.
262. O júbilo dos bons e o lamento dos maus: que alegria, a chegada da era reta!
263. Chama-se Mundo de Cristal, dizem, a era em que nem pecados ou impurezas do tamanho de um grão de poeira podem ficar ocultos.
264. O grande céu, onde nem uma única nuvem se pode esconder, há de ser a própria forma do Mundo de Cristal.
Eu (Ware)
265. Eu vivia em paz, dia após dia, à margem da tempestade que assolava o mundo.
266. Sob as cerejeiras em plena floração, pergunto-me: para onde irá o povo desta nação?
267. Para salvar os cordeiros que gemem e sofrem no fundo da terra, eu me levanto.
268. O Grande Deus, com augusta decisão, depositou sobre meu humilde corpo uma pesada missão.
269. Salvar as pessoas que vagueiam perdidas na estrada escura da noite: esta é minha obra divina.
270. Açoitando o próprio coração, salvarei este mundo com todas as minhas forças.
271. Deus me concedeu um poder imenso, sem precedentes no mundo humano.
272. Para construir a era perfeita da Verdade, do Bem e do Belo, empenho-me sem reservas.
273. Minha maravilhosa obra divina não se encontra em escritos antigos nem em tradições orais.
274. Vivendo para uma grande esperança, ocupo-me também das pequenas coisas.
Atami (Atami)
275. Em Atami, abençoada, que não conhece o inverno, as ameixeiras florescem em janeiro e as cerejeiras, em fevereiro.
276. Belas são as paisagens do mar e das montanhas; gosto de Atami e de banhar-me nas fontes termais, manhã e tarde.
277. Contemplando ao longe a Ilha Hatsushima, que flutua no mar calmo, banho-me nas fontes termais.
278. A chuva de primavera cai suavemente, e as ilhas e montanhas distantes de Izu fumegam em silêncio.
279. Em Atami, onde as montanhas são límpidas e o mar calmo, nada falta, pois há fontes termais.
280. Ter-me tornado alguém que passa o verão em Hakone e o inverno em Atami: penso na profundidade da graça divina.
281. Atami, com suas montanhas, mares e ilhas belas, é um modelo do Paraíso neste mundo terreno.
O Pico Espiritual (Reihō)
282. Lastimável é o povo que geme de fome; será culpa de haverem esquecido a verdade por tanto tempo?
283. A nova e bela era está prestes a nascer, mas por ora esta nação jaz em meio à agonia.
284. O campo primaveril onde a grama brota não muda com o tempo; que triste, porém, a forma do mundo, que se transforma!
285. Quão efêmero é este mundo de falsidade que perece! Que o Deus do céu e da terra o perdoe.
286. A luz já começou a brilhar, ó povo! Abri depressa as portas de vossos corações!
287. Iluminado pela luz do poderoso Deus, o justo Caminho está prestes a manifestar-se.
288. Estabelecer o Reino Celestial Eterno sobre a terra: este é o meu desejo.
289. Nesta nação, em meio à grande aflição, ergue-se o nobre e alto pico do Fuji.
A Descida de Miroku (Miroku Geshō)
290. O Grande Deus Miroku surge, dotado do poder trino do fogo, da água e da terra.
291. Para estabelecer o Paraíso Terrestre, Miroku Ōkami exerce seu imenso poder.
292. O Grande Deus Miroku desceu em silêncio, como um ladrão que chega.
293. Cristo, cuja segunda vinda todos aguardam ansiosamente, o Messias e Miroku — penso que são um só e o mesmo.
294. Abandonando seu altíssimo trono, Miroku desceu para a salvação.
A Obra da Terra Pura (Jōchi no Waza)
295. Sem depender de um poder imenso e sem precedentes, como se poderia salvar este mundo terreno?
296. Começa a brilhar a luz do poderoso Deus: que alegria ver desaparecerem até a poeira e a sujeira!
297. A luz do Grande Deus brilha por toda parte, e todo o povo deve estar renascendo.
298. Purificai e limpai a poeira e a sujeira acumuladas por milhares de anos, ó Quatro Divindades da Purificação!
299. Após a purificação pela grande lavagem espiritual do fogo e da água, chegou o tempo de estabelecer o Paraíso Terrestre.
300. Assim se cumpriu a longa história, com seu profundo propósito, até o estabelecimento do Paraíso Terrestre.
301. Embora alguns chamem o Paraíso Terrestre de Era de Miroku, é ao mundo ideal que se referem.
A Arte (Geijutsu)
302. Os santos antigos eram envoltos em papel e algodão branco, mas eu não agirei assim.
303. Desejando salvar no Paraíso as pessoas do mundo, eu mesmo habitarei primeiro no Paraíso.
304. Por mais santo que seja, como poderia um homem salvar os outros, estando ele próprio no Inferno?
305. Se as pessoas desviam o olhar da lua, da neve e das flores, é pela baixeza de suas almas.
306. Somente as pessoas de coração generoso, que se alegram com a arte, podem habitar no Paraíso.
307. Apreciar as flores da primavera e as folhas de outono é corresponder às bênçãos de Deus.
308. O campo primaveril, onde as flores sorriem e cem pássaros cantam, é o jardim do Paraíso para o qual Deus nos convida.
309. Farei da lua, das flores, do vento e das aves meus amigos, e penso viver alegremente, mesmo neste mundo cheio de tristezas.
💬 Contribua com a tradução
Encontrou algo estranho ou que pode ser melhorado? Selecione o trecho no texto (ou escreva abaixo) e envie sua observação. A equipe Goshinsho analisará cada indicação. Para enviar, será necessário fazer login.